4.8.10

Considerações sobre a tecnologia e missões

Olhando para os dados recentes, vemos que a tecnologia está impactando também as missões evangelísticas. Novas técnicas estão substituindo o contato direto face-a-face por contatos indiretos via e-mail, redes sociais, telefones móveis. Só para considerar, o Facebook, se fosse um país, seria uma das seis maiores nações da Terra com mais de 400 milhões de usuários. Muitas igrejas e principalmente órgãos de comunicação ligados a evangelismo estão conectados ao Facebook. Recentemente, o Pr. Rick Warren, da igreja de Saddleback, na Califórnia, disse que "Cada vez que a tecnologia avança, o reino também avança". Uma das maiores revoluções da história humana foi a invenção da imprensa, sendo que o primeiro livro impresso foi a Bíblia, por Gutemberg. Ele também imprimiu as "Noventa e Cinco Teses", de Lutero. Imaginem o quanto isso causou de impacto em missões. Billy Graham, através de seu programa A Hora da Decisão, em 1951, atingiu um público de mais de 7 milhões de telespectadores, mais do que toda audiência junta de suas pregações. Hoje, as gerações mais novas não usam mais e-mail, preferem mensagens de texto via celular ou Twitter (no máximo 140 caracteres). Essa tendência indica que, em breve, teremos a migração dos que usam o notebook para aparelhos mais portáteis, como os smartphones, os quais estarão equipados para disponibilizar programas totalmente online. Na Igreja Cristã Evangélica Resgate, de Sobradinho-DF, os fiéis já podem ter o boletim semanal nos seus celulares, uma facilidade a mais principalmente quando se precisa acrescentar ou corrigir notas publicadas no boletim impresso. À medida que a igreja cresce, o papel da tecnologia torna-se fundamental trazendo a grande comunidade a um nível pessoal.