17.8.10

Algumas dificuldades em compartilhar as boas-novas online

Com mais de 3 bilhões de aparelhos celulares e mais de 2 bilhões de usuários de Internet, as comunicações estão sofrendo uma revolução semelhante à invenção da imprensa. Contudo, a velocidade de crescimento do uso destes meios para divulgar o evangelho não acompanha o ritmo. Vamos levantar algumas hipóteses que podem explicar isso:
1. Missões via Internet concentram-se principalmente em propaganda e troca de informações entre entidades missionárias, o que facilita a medição de retorno do investimento. Então, temos gestão de pessoas voltada para essas funções e não para evangelismo direto.
2. As pessoas mais velhas é que estão à frente dos treinamentos, e essas geralmente são "estrangeiras" no mundo digital. Isso se reflete na falta de cursos para formação de pessoas nas instituições missionárias.
3. A crença de que o uso de tecnologia é sempre caro e que é necessário um nível de conhecimento técnico elevado, somado ao temor de que não haverá recursos suficientes para assumir tal responsabilidade.
4. A crença de que a mídia digital só alcança a elite da população urbana, deixando de lado as populações rurais ou urbanas mais pobres.
5. A crença de que o evangelismo online é uma receita mágica sem números comprobatórios, e de que o contato frente-a-frente é mais eficaz e duradouro.
6. A crença de que o evangelismo online é uma boa extensão, assim como rádio e televisão, e deve ser deixado para ministérios especializados que tenham recursos para bancar uma empreitada.
7. Missões que crescem demais tornam-se alvo de ataques, mesmo em países relativamente abertos.