12.1.07

Alcançando os de fora 2

O número de internautas cresce rapidamente no Brasil, apesar da renda média do povo ser baixa. Programas de inclusão digital têm facilitado o acesso à rede e melhorado o índice de pessoas informadas, o que já permite uma distinção de população online .

A maioria da população é católica, e ela vê os evangélicos como sectários e como desviados da verdadeira religião. É difícil o contato dos católicos com os evangélicos, fator que atrapalha a difusão do verdadeiro evangelho. Mas isso pode ser mudado a partir da difusão online, ambiente mais propício a esclarecimento de dúvidas sobre a fé cristã e de arrebanhar novos cristãos . Tal meio permite relegar as diferenças a segundo plano, aproxima os interlocutores e abre uma porta para que haja melhor informação. Podemos ver isso nas salas de bate-papo.

As pessoas não estão interessadas em conteúdo cristão. Por isso, fazer páginas web evangélicas implica usar e difundir material informativo secular, porque a maioria das pessoas está em um nível de entendimento espiritual muito baixo (segundo a Escala de Engel).

A euforia da Internet talvez tenha atrapalhado um pouco o verdadeiro objetivo da divulgação evangélica. Isso precisa ser revisto.

11.1.07

Second Life: Você é deus

Continuo meu trabalho de alertar para o perigo do uso dos computadores. Neste ano, a febre promete ser o game de rede Second Life. A rede virtual Second Life criou seu primeiro milionário no final da última semana, quando a japonesa Anshe Chung anunciou que o valor de sua corretora de terrenos tinha ultrapassado a cifra de um milhão de dólares.

Anshe Chung, no entanto, não existe. A personagem é um avatar usado pela chinesa Ailin Graef na rede social para administrar sua empresa virtual Anshe Chung Studios. Veja reportagem em IDG Now

Para saber o que é Second Life, veja nota em G1.

Seu celular acaba de ficar obsoleto




Steve Jobs, da Apple, acaba de anunciar o telefone celular da empresa. É um misto de celular, dispositivo de Internet e i-Pod, com uma tela de 3,5 polegadas. Ele inclui uma nova tecnologia, patenteada pela Apple, dita Multitouch, com teclado QWERTY, mas sem a caneta stylus. Segundo Jobs, o acesso à Internet deverá ter um conceito diferente dos smartphones atuais: "Nós estamos reinventando o telefone", disse.
Veja matéria em Estadão

8.1.07

Jogos sociais

Nestas férias, a tendência entre os jovens é a de jogos sociais, onde os participantes se encontram nas casas de diversões eletrônicas e fazem amizades e partem para outras baladas. Mesmo aquelas pessoas que possuem aparelhos em casa, não deixam de frequentar as lojas para trocar experiência e conhecer as novidades. Também há jogos, como o Gears of War, que estimulam as parcerias. Como a portabilidade está aumentando, está ficando normal encontrar jovens jogando em grupo nas praças de alimentação dos shoppings. 'É um verdadeiro hábito social', conta Vinícius Ortiz, gerente de uma das mais badaladas lan houses de São Paulo. Veja em Estadão