10.6.11

Windows 8, Chrome 12, Twitter em português

O sistema operacional Windows faz 25 anos e, no início deste mês, mostrou uma avant premiere da próxima versão. A Microsoft direcionará seu sistema para os tablets, mostrando que a empresa aposta numa universalização do equipamento. A tela inicial do Windows 8 é uma evolução do Windows Phone 7, com os programas sendo chamados com o toque de um dedo. Haverá dois tipos de aplicativos para Windows 8: um que roda no desktop tradicional e outro desenhado para plataforma baseada em HTML 5 e Javascript, para usuários tela de toque.
Se você usa o Google Chrome como navegador, talvez não tenha notado, mas está disponível a versão 12. É possível iniciar os aplicativos web digitando o nome na barra de endereços. O Gears, que permitia sites armazenar arquivos locais, foi banido definitivamente, devido ao aperfeiçoamento do HTML 5. Proteção dos downloads como o Safe Browsing, dando uma melhor verificação nas URLs.
O Twitter tem agora uma versão em português, o que pode melhorar bastante a sua visibilidade aqui no Brasil. Ela pode ser conseguida mudando as configurações. Algumas apps ainda não foram traduzidas, mas a interface permanece como a original.